quarta-feira, 3 de julho de 2013

BH junho de 2013

Belo Horizonte, 30 de junho de 2013.


Ontem, o que vimos em Belo Horizonte, foi o absurdo dos absurdos.
A polícia entrincheirada, protegendo o Mineirão, por ordens da FIFA.
Vândalos e baderneiros, em confronto com a polícia, que haviam sido rechaçados com bombas de efeito moral e balas de borracha, partiram para um quebra-quebra histérico e histórico.
Concessionárias e lojas de veículos, lojas de material de construção e outras, foram invadidas, quebradas, incendiadas e destruídas.
A área adjacente, àquela protegida pela polícia, virou um campo de batalha, na qual os vândalos e baderneiros lutavam contra o patrimônio particular e destruíram tudo o que viam pela frente.
A polícia se manteve entrincheirada, protegendo o Mineirão, por ordens da FIFA.
E eu que pensava que a polícia deveria proteger, também, o cidadão, o patrimônio público e o particular.
Aliás, os estádios, pela lei geral da copa, não passou a ser particular durante o evento da copa? Pois pertencem a FIFA. Entidade privada!
Se assim é, alguns são mais privados que outros?
Há direitos distintos entre entes iguais?
Mais do que um espanto, uma constatação tem me chamado muita atenção nestes distúrbios. Por que a polícia não tem cumprido o seu papel, verdadeiramente: Medo? Omissão? Decisão? 
A informação que tenho é que os funcionários das empresas destruídas ligavam desesperados, pedindo socorro, para a polícia e para o corpo de bombeiros e não obtinham respostas.
Levaram-se horas para que aparecessem, discretamente, os primeiros, assim como esperando para que os vândalos e baderneiros de carteirinha se afastassem.
Aparentava certo grau de respeito entre a polícia e aqueles vândalos e baderneiros.
Mais do que armas, a polícia deveria estar equipada com filmadoras instaladas nos capacetes, filmando todo desenrolar da ação e os personagens, estes sim, protagonistas da bagunça e da desordem.
Que bela fonte de informação para, agora, empreender uma busca de cada artista, e conduzi-los ao palco onde deveriam estar atuando: a cadeia!
Foram muitos os prejuízos dos empresários que tiveram seus bens destruídos.
Serão muitos os prejuízos dos funcionários que ficarão sem receber seus salários, principalmente os comissionados.
Quem irá se responsabilizar por tamanhas perdas?
Com certeza não será a FIFA!

Nenhum comentário: